Movimento Bem Maior

facebook instagram

Projetos

Observatório Social de Maringá

Uma experiência de controle social da gestão pública (PR)
Ética na política / Civismo
Outros.

De olho no poder público

Entidade fiscaliza dados de prefeitura, câmara municipal e universidade estadual

100 milhões de reais em desvios de recursos públicos. Foi assim que nos anos 2000 a cidade de Maringá, no Paraná, virou notícia no Brasil inteiro. Indignados com a situação, um grupo de moradores criou um sistema de fiscalização do poder público inédito.

Em 2006 nasceu o Observatório Social de Maringá, a primeira organização apartidária da sociedade civil e sem fins lucrativos do Brasil que analisa contratos e licitações públicas. Na cidade, o observatório fiscaliza três instituições: prefeitura, câmara municipal e a Universidade Estadual de Maringá.
O trabalho do observatório gerou um efeito em cadeia na sociedade civil, inspirando a criação de outras instituições de fiscalização em Maringá e por todo país.

E como ninguém transforma qualquer coisa sozinho, o Observatório conta com 60 voluntários, que trabalham em atividades de educação fiscal em escolas e outros eventos; e com o apoio financeiro de empresas da cidade para custear a equipe de 10 pessoas contratadas, e, agora, com o Movimento Bem Maior.