Movimento Bem Maior

facebook instagram

Projetos

Instituto ITI - Igualdade, Transformação e Inovação Social

Costurando Vidas (MG)
Combate à pobreza
Adolescentes e jovens de 14 a 25 anos, Adultos, Famílias.

Linhas de oportunidades

Instituto oferece aulas gratuitas de costura para mulheres

Filho de uma costureira da cidade de Itabira, em Minas Gerais, Ronaldo Silvestre acompanhou dentro de casa a rotina da mãe, que utilizava panos de uniformes velhos para costurar as roupas dos seus filhos. Foi o trabalho entre as máquinas e as linhas que gerou as oportunidades para que ele e seus irmãos pudessem estudar.

Após 20 anos longe da Itabira, o modelista sentiu que precisa olhar para a sua cidade natal e que poderia fazer a diferença lá, principalmente porque muitas mulheres da região eram chefes de família que precisavam de oportunidades profissionais. Desse desejo nasceu o Instituto ITI (Igualdade, Transformação & Inovação Social). Com apoio de tecelagens e da prefeitura, o ITI oferece aulas gratuitas de costura para mulheres.

A cada semestre, 115 vagas são abertas. Para suprir a demanda de mais pessoas, o Instituto também tem 80 vagas por semestre em cursos livres de produção de salgados, doces e tortas e outras 20 no curso de gastronomia social.

O apoio do Movimento Bem Maior é mais um passo rumo à independência do Instituto ITI, para que o projeto seja autossuficiente e se mantenha com os frutos das suas atividades.