Movimento Bem Maior

facebook instagram

Projetos

Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

EFA Jaguaribana: Educação Contextualizada no Vale do Jaguaribe - CE, com arte, produção agroecológica e conhecimentos para a vida. (CE)
Educação
Adolescentes e jovens de 14 a 25 anos, Adultos, Famílias, Meio Ambiente, Outros.

Conhecimento que vem da terra

A escola agrícola é um espaço de educação do campo e para o campo

Há três anos, um grupo de lideranças comunitárias, pastorais e profissionais da área agrícola que atuam no Vale do Jaguaribe, no Ceará, deu os primeiros passos para a criação da atual Escola Família Agrícola de Jaguaribana. Eles se uniram e assumiram o projeto apresentado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) na época.

A associação é um espaço de educação do campo e para o campo, e utiliza o método da pedagogia da alternância, que alia diferentes experiências e conhecimentos visando uma formação profissional mais completa. Além de levar em conta o ensino técnico curricular convencional, a metodologia considera a família, a comunidade e a realidade de filhos e filhas de agricultores e agricultoras para produzir conhecimento.

Com o apoio do Movimento Bem Maior, o projeto chega ao seu 3º ano de funcionamento oferecendo o Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária. No programa, os jovens moram e estudam na escola por 15 dias e passam os demais 15 dias do mês com suas famílias, desenvolvendo um projeto para a família do campo.