Movimento Bem Maior

facebook instagram

Projetos

Ambulatório da Providência

O resgate integral de pessoas em situação de rua (RJ)
Saúde
Adolescentes e jovens de 14 a 25 anos, Adultos, Famílias.

Iniciativa premiada

Grupo busca resgatar a autoestima de pessoas em situação de rua

O Ambulatório nasceu em 1989, ano em que, no Rio de Janeiro, um grupo de médicos do Banco da Providência e o cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales se uniram para combater o HIV e tratar pacientes em situação vulnerável.

A iniciativa passou a atender gratuitamente a população de rua, sem nenhuma fonte de renda ou com dificuldades de atendimento na rede pública de saúde, e foi premiada internacionalmente, em 1994, com o Prêmio Leopold Kunschak, oferecido pela Áustria, pelo destaque no campo de ciências e pesquisa em prol da humanidade.

Desde então, o Ambulatório conta com o trabalho de voluntários e, além das pessoas em situação de rua, os pacientes são, em sua maioria, soropositivos para HIV, profissionais do sexo, usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Com o apoio do Movimento Bem Maior, o projeto agora atua também na prevenção e cuidados na transmissão de HIV em mulheres e gestantes, e oferece atendimento médico para os filhos das profissionais do sexo  – contribuindo para aumentar o vínculo delas com o projeto.